Zoa Bonito

Clodovil Hernanes

Video do apresentador do Jornal Nacional, Willian Borner, imitando Clodovil antes da morte.
Esta é uma homenagem Clodovil Hernandes, estilista, apresentador de televisão e político brasileiro.

homenagem clodovil hernanes

Video Clodovil Hernanes

Em 16 de Março de 2009, Clodovil foi encontrado desmaiado ao lado de sua cama por um de seus assessores. Levado ao hospital Santa Lúcia, em Brasília, onde foi diagnosticado que o político Clodovil, parlamentar, sofrera um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico, entrando em coma. Suas chances de sobrevivência eram mínimas segundo médicos.
No dia seguinte, 17 de Março, foi constatada sua morte cerebral, sofrendo uma parada cardíaca em seguida. O velório de Clodovil Hernandes ocorreu na Assembléia Legislativa de São Paulo, para depois ser sepultado no cemitério do Morumbi, ao lado de sua mãe.

Consagrado como estilista nos anos 60 e 70, foi convidado a trabalhar na televisão, onde também virou moda, permanecendo por mais de quarenta anos; foi apresentador de inúmeros programas em diversas emissoras.

Lançou-se deputado federal nas eleições de 2006 e tornou-se o terceiro deputado federal mais votado do País, com 493.951 votos ou 2.43% os votos válidos. Desconversava quando indagado sobre candidatar-se à Prefeitura de São Paulo.

Foi conhecido principalmente pela postura de polemizador e por declarações consideradas impróprias ou indelicadas, muitas vezes dirigidas a outras personalidades famosas. Entre outras polêmicas, estão acusações de racismo e anti-semitismo.
Biografia Clodovil Hernandes

Clodovil Hernandes nasceu no interior de São Paulo em Elisiário, 17 de junho de 1937 e foi adotado por um casal de imigrantes espanhóis (Domingo Hernández e Isabel Sánchez), nunca tendo conhecido seus verdadeiros pais. Foi educado em colégio interno por padres católicos; mudou-se para São Paulo para estudar Filosofia, mas o talento falou mais alto. Falava francês e castelhano, além do português. Nos anos 60 ganhou fama como estilista de alta costura, mantendo uma rivalidade com Dener.

A despeito de um vida de glamour e fama, fazia questão de demonstrar a espiritualidade, referia Deus de forma recorrente no diálogo e nas entrevistas: Eu não sou briguento. Como eu poderia ser? Eu sou temente a Deus.

Início da carreira artística

Começou a carreira de estilista ainda jovem, aos 16 anos, quando um colega de classe sugeriu que desenhasse uns vestidos. Numa página de caderno desenhou 11 modelos e levou a uma loja no centro de São Paulo, aonde a gerente comprou seis modelos. O talento foi reconhecido por mulheres de variadas origens sociais, desde artistas, como Elis Regina e Cacilda Becker, a empresárias, como Hebe Alves (antiga proprietária das lojas Mappin) às famílias Diniz e Matarazzo, para as quais a linha prêt-à-porter era muito apreciada . Em 1960 ganhou o primeiro Agulha de Ouro e fez escola tornando-se uma referência em bom gosto, criatividade e elegância. Pioneiro, por anos seria um dos pilares da alta-costura, numa sociedade que importava modelos europeus, inaugurou uma moda made in brazil. Segundo Constanza Pascolato, Esse termo [alta-costura] cabe especificamente às coleções de Paris. Podemos dizer que o Clô fez uma moda de ateliê muito requintada e luxuosa, destinada a ocasiões específicas, como casamentos e coquetéis, define [8].

Clodovil formou-se professor, mas ainda jovem se tornou um estilista conhecido no país e logo passou a trabalhar também na televisão, na qual já acumula mais de 45 anos de carreira em quase todas as emissoras de TV do país. Ficou famoso em 1976, ao ganhar o prêmio máximo no programa 8 ou 800?, apresentado por Paulo Gracindo, ao responder perguntas sobre Dona Beja.

No início dos anos 80, apresentou na Rede o programa feminino TV Mulher, considerado revolucionário na época, ao lado da ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, na época apenas sexóloga. Em 1992, apresentou o programa Clodovil Abre o Jogo, da extinta Rede Manchete.

Como premiado figurinista de teatro, Clodovil também já trabalhou como ator e possuía registro como cantor.

Em maio de 2001, Clodovil estreou no comando do programa Mulheres (TV Gazeta), ao lado de Christina Rocha. Polêmico como sempre, Clodovil fazia críticas à colega, ao vivo. Após alguns meses, a parceria foi desfeita, e Clodovil passou a comandar um talk-show nas noites da TV Gazeta, durante as quais preparava receitas para receber seus convidados.

TV Mulher (Rede Globo)
Clodovil Abre o Jogo (Rede Manchete)
Clô para os Íntimos (Rede Manchete)
Clodovil Soft (Rede Bandeirantes}
Clodovil em Noite de Gala (CNT)
A Casa é Sua (RedeTV!)
Mulheres (TV Gazeta)
Por Excelência (TV JB)

Polêmicas na RedeTV!

Em 2004, já na RedeTV!, passou por uma fase polêmica devido ao desentendimento com integrantes do programa Pânico na TV. Um dos quadros do programa propunha que personalidades consideradas arrogantes pela equipe calçassem as sandálias da humildade, e em certo momento Clodovil tornou-se o alvo dos humoristas. O apresentador se esquivou de duas investidas dos repórteres do Pânico. Na terceira tentativa, foi perseguido por dois carros, um helicóptero e um trio elétrico. Seguido desde os estúdios da emissora, em Barueri, na Grande São Paulo, o veículo do apresentador foi fechado no meio da Marginal Pinheiros, e acabou por escapar. No dia seguinte à apresentação de todo o incidente no Pânico, Clodovil fez um desabafo ao vivo em seu próprio programa, A Casa é Sua, que apresentava desde 2003. Em seguida, abandonou os estúdios da RedeTV! com o programa em pleno ar. Dois dias depois, foi demitido da emissora. Em abril de 2007, Clodovil voltou à televisão com o programa Por Excelência, na TV JB (o nome do programa faz referência à sua então condição de deputado federal). Foi demitido novamente por causa de alguns problemas de saúde.

Acusação de racismo
Em 2004, durante o programa A Casa é Sua, Clodovil chamou a vereadora Claudete Alves de macaca de tailleur metida a besta. A vereadora entrou com uma queixa-crime e o apresentador respondeu por dois processos criminais no Tribunal de Justiça de São Paulo. Clodovil alegou em sua defesa que a palavra macaca foi usada com o intuito de demonstrar que a vereadora gostava de aparecer, e não com conotação racista. O apresentador, porém, foi condenado a pagar indenização por danos morais.

Acusação de anti-semitismo e novamente de racismo
Em uma entrevista à Rádio Tupi, em 27 de outubro de 2006, Clodovil declarou que os judeus teriam manipulado o Holocausto e forjado o atentado de 11 de setembro contra o World Trade Center. Na mesma entrevista, referiu-se a um negro como crioulo cheio de complexo. Para suportar suas opiniões, disse à rádio carioca que existe um poder escuso, que está no subsolo das coisas. Segundo o apresentador, As pessoas são induzidas a acreditar. Quando houve aquele incidente com as torres gêmeas lá não tinha americano nenhum e nem judeu.
O presidente da Federação Israelita do Rio, Osias Wurman, declarou-se indignado com as declarações, sobretudo por virem de uma pessoa advinda de uma minoria que também sofre preconceito. Wurman entrou com uma interpelação judicial contra Clodovil, acusando-o de racista, além de enviar cópias do áudio da entrevista à Secretaria Estadual de Direitos Humanos, a deputados estaduais e a organizações não-governamentais ligadas ao movimento negro.

Carreira política
Em 2006 entrou para a política após candidatar-se e eleger-se deputado federal pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC), possuindo inclusive o terceiro maior número de votos em São Paulo, estado por onde se candidatou. Usou bastante ironia em sua campanha, como a frase: Vocês acham que eu sou passivo? Pisa no meu calo para você ver Tornou-se então o primeiro homossexual assumido a ser eleito deputado federal. Apesar disso, declara-se contra a Parada do Orgulho GLBT, o casamento gay e o movimento homossexual brasileiro.

Em setembro de 2007 o deputado decidiu trocar de partido e filiou-se ao Partido da República (PR), correndo desde então o risco de perder o mandato por infidelidade partidária, pois o TSE decidiu no dia 27 de março de 2007, que o mandato pertence ao partido e não ao eleito. No entanto, em 12 de março de 2009, foi absolvido por unamidade dos votos Clodovil deixou o partido alegando ter sido abandonado pela legenda desde a eleição, quando não recebeu material de campanha, e posteriormente, quando não recebeu assessoria jurídica do partido. Devido a isso, os ministros do TSE concordaram que houve perseguição interna, uma das condições que permitem que o parlamentar troque de legenda.

Polêmica com a deputada Cida Diogo
Em 2007, se envolveu em nova polêmica no Congresso, após discutir com a deputada Cida Diogo, do PT do Rio de Janeiro. A discussão iniciou por conta das declarações de Clodovil de que as mulheres ficaram muito ordinárias, ficaram vulgares, cheias de silicone e ainda que atualmente as mulheres trabalham deitadas e descansam em pé. Ao ser questionado pela deputada quanto à declaração, respondeu: Digamos que uma moça bonita se ofendesse porque ela pode se prostituir. Não é o seu caso. A senhora é uma mulher feia.

Proposta de emenda constitucional
Em julho de 2008, apresentou proposta de emenda constitucional pretendendo reduzir o número de deputados de 513 para 250.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

7 recados

noticias gratis no seu E-mail

Receba mais novidades e ultimas noticias do mundo de Clodovil Hernanes publicadas na internet GRATIS no seu E-mail.


Siga Zoa Bonito no Twitter para receber as ultimas noticias em tempo real.
Que as novidade que caiu na rede assinando o Feed RSS ou gratis por E-mail

Recados de Clodovil Hernanes

Luis Carlos - 18/03/2009 - 17:42:36

A verdade é que Clodovil era um sujeito frustrado, invejoso, mesquinho e rancoroso. As pessoas confundem ser polêmico com ser mal educado. Ela era um estúpido que encontrou no seu espaço na mídia televisiva a grande chance de descontar nos outros o malogro da sua vida. Abjetamente arrogante por conta da posição que ocupava, sempre depreciava a imagem alheia numa tentativa inútil e por isso compulsiva e incessante de sublimar suas frustrações e aumentar a própria auto-estima. Ele conseguia ser tão nojento como ser humano quanto era como bicha pública afetada. Ninguém prestava para ele. Todas as mulheres eram putas e incompetentes, e todos os homens eram viados e incompetentes. Competente e talentoso ? Só ele. Chegou a dizer recentemente, em patético delírio, que era a quarta personalidade mais importante da HISTÓRIA da TV brasileira. Falava mal de Deus e o mundo. Já cuspiu asneiras, para ficar apenas nos que me recordo, contra a Sônia Braga, Giselle Bundchen, Gugu Liberato, Giulia Gam, Ulisses Guimarães, Globo em geral(a poderoooooosa), Jô Soares, Adriane Galisteu, Silvio Santos, Marília Gabriela, profissionais do Pânico, Luciana Gimenez, Marta Suplicy, Sônia Abraao, PT, Gretchen, Hebe, Ana Maria Braga, Axé-music, Carla Perez, Guga, disse que o Roupa Nova, um dos mais conceituados grupos vocais e intrumentais da MPB, era um bando de indigentes maltrapilhos, disse que Ayrton Senna era gay e automobilismo uma bobagem, que Machado de Assis era um escritor/poeta de quinta categoria, que Santos Dumont era um gay, que Pelé era um semi-analfabeto que queria aparecer e o futebol uma coisa de povo pobre, falava sempre mal das mulheres em geral, de todo mundo! Ninguém prestava pra ele! Não era possível que mesmo seus baba-ovos achassem que o mundo todo estava errado e só ele, a gazela saltitante, é que estava sempre certa. Mas a maior infâmia foi um gay promíscuo e imundo se auto-proclamar defensor da família brasileira Só se fosse a dos prostíbulos e guetos. Na verdade era outro subterfúgio “engana-trouxa” para poder criticar o comportamento das mulheres, que, Freud explica, ele odiava, bem ao contrário do que vivia declarando. Brigou com todo mundo mas nem é preciso conhecer sua verborragia selvagem para se tirar conclusões a seus respeito.. Bastava se ter noção da sua trajetória na TV : foi demitido sem dó de TODAS as emissoras em que trabalhou, Globo, Manchete(na qual funcionários passaram bosta de cachorro nas maçanetas do seu carro), da CNT, da Gazeta, da Bandeirantes(em tempo recorde, 2 meses), da Rede TV Tinha sempre frases prontas de grandes pensadores da humanidade para auxiliá-lo na crítica a terceiros, mas jamais aplicava as mesmas frases a si próprio, que era em quem elas mais se encaixavam. Se cansou de falar asneiras sem que ninguém fosse contestar. Disse por exemplo que não existe pergunta ofensiva, mas sim resposta ofensiva, jogando convenientemente a culpa das grosserias em cima dos entrevistados. Vivia se contradizendo. Reclamou do Pânico porque eles eram da mesma emissora e deveriam formar uma “equipe” solidária entre si para brigar com as emissoras rivais, mas sempre causou confusão com colegas de emissora, desde o TV Mulher até o Mulheres da Gazeta, tentando derrubá-los sempre por ciumeira futil e inveja. Parentes no enterro dele ? Ninguém. Só uns ditos amigos. Até o tal Jorge Lafond teve uma caravana bem maior de carpideiros, parentes ou fãs. É o retrato fiel da grande popularidade deste ser asqueroso entre os que conviviam com ele na vida pessoal. E tudo culpa dele. Ninguém mandou ele escolher ser essa figura patética e afetada. E o principal, ninguém mandou ele ser virulento contra inocentes como forma de se vingar do preconceito que sofreu ao longo da vida. Lamento sua morte. Ele deveria ter ficado vivo. Com seqüelas. Paraplégico tendo que assistir ao sucesso de todos os seus desafetos, isto é quase do Brasil inteiro. O bom senso e a harmonia de convivência entre pessoas agradece á partida deste cidadão execrável. E atenção, como o prórpio “clô” dizia sobre seus alvos de crítica, eu não estou falando mal dele! Estou apenas dizendo a verdade.

raimunda - 18/03/2009 - 11:35:06

Clodovil hernandes foi um grande profissional,trabalhou muito para chegar ao topo,consegui sua carreira politica,pela simpatia das pessoas que acreditavam na luta,por melhores dias,gosta de assistir suas apresentaçoes os modelos de roupa que apresentava somava legal,faz falta a presença de Clodovil Hernandes.

Paulo - 18/03/2009 - 14:14:12

Não intendo como clodovil conseguiu ainda ganhar as eleições e se transformar em um politico ,pois me lembro que ele fez uma declaração ao vivo em pleno ao ar na redetv dizendo que humildade e coisa de gente tonta,acho que talento nao se mistura com carater ela era muito talentoso,porem,seu carater deixava a desejar em uma vida manchadas de brigas e falat de união até com companheiros de profissão.

carla - 18/03/2009 - 18:49:26

Clodovil era um ser humano curioso,pois era autentico,e autenticidade hoje tornou-se algo tão remoto,que quando alguém é autêntico,é visto pelos outros como uma aberração.Mas a autenticidade era pra ser essencial pra todos nós assim como o ar.Ele era chocante,mas autêntico,e reconheçamos…não estamos preparados para levar na cara as verdades que gostamos de camuflar,afinal,vivemos na era do silicone,do botox,da lipo,etc,etc,etc e todas aquelas coisas que nos escondem de nós mesmos e do mundo.E VIVA Á CAMUFLAGEM E O MEDO DE NÓS MESMOS!!!!Não é verdade,?Clodovil não foi mais um,foi único!Ecomo as estelas que mesmo depois de mortas,continuam a brilhar,sua passagem ainda será muito lembrada,muita luz,Clô.

Patricia Gonçalves De Alarcão - 18/03/2009 - 17:20:43

Descordo totalmente com esse senhor! Clodovil era sincero,inteligente,singular….único! quem dera que todos fossem como ele…..

TE AMO CLO!

Evanilde Fidencio de Paula - 18/03/2009 - 21:41:01

eu cresci assistindo tv mulher, em quanto muitas crianças asistiam desenhos eu corria para casa de minha irmã e ligava a tv bem baixinho e ficava vidrada em tudo que ele falava,aprendi admira-lo desde pequena,depois ele deu um sumisso mas sempre lembrava dele então depois de algums anos voltei a ve-lo na “a casa é sua”, vibrei e ensinei minha filha a admira-lo, pois era muito inteligente,sincero e tinha um charme no fala e no vestir……….único!como ele não veremos jamais o Brasil tinham que ter valorizado ele mais, pois foi atraves dele que os outros Paises puderam ver que o Brasil não tinha só mulheres peladas, mas tinha pessoa com muitos talentos e com qualidades. Clô foi ums deles, e me orgulho como Brasileira de poder falar desta pessoa FANTASICA CLÔ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

iolanda santos - 18/03/2009 - 08:59:33

COM TANTA COISA SERIA ACONTECENDO NO BRASIL, E NO MUNDO
VAMOS NOS PREOCUPAR COM CLODOVIL???

PELO AMOR DE DEUS!!!!

Escrever recados para Clodovil Hernanes

Escreva nos campos do formulario abaixo para deixar recado no artigo Clodovil Hernanes:




ultimas noticias do dia

Feeds RSS
noticias por e-mail
Facebook
Orkut do Zoabonito
Twitter